posts.png
 

Evangelização em foco.

Atualizado: 7 de jun.

Evangelização em foco tem como personagem principal Jesus cristo e com base do argumento usaremos João 4.1-30

Nesta ocasião Jesus sai da Judeia para ir a Galileia e é necessário passar por uma cidade de Samaria chamada Sicar, João diz ser necessário passar por ali, entendemos que isso era importante porque diminuiria o seu trajeto em três dias, e isso era muito importante para quem muitas vezes andava a pé ou de camelo, e também pode ser que Jesus tenha dito ser necessário passar por ali devido ao fato dele ter o propósito de evangelizar a mulher Samaritana.

Curiosidades dos povos em questão tanto os Judeus quanto os Samaritanos tinham a crença no mesmo Deus, e seguiam a torah porem os Samaritanos mudaram algumas coisas na lei, e cada uma desprezava o lugar de adoração do outro.

Localização do poço de Jacó fica em Gerizim a onde Jesus vai se encontrar com a mulher Samaritana, Jesus lê pede agua para matar a sua sede, ela lê diz como pede a mim agua sendo judeu, Jesus lê responde se você soubesse o dom que a em mim tu me pediria e eu lê daria agua viva, no original seria agua fluente ou fresca mas Jesus conecta essa palavra a João 3 .5 para dar a essa palavra sentido espiritual, e conecta também a João 7.38. essas palavras falam de espirito e não apenas de agua em 3.5 Jesus fala a Nicodemos que ele precisava nascer da agua e do espirito para herdar o Reino de Deus, em 7.38 ele fala ao povo que quem crer nele Rios de agua viva correria do seu interior.

Então Jesus da sentido espiritual a agua e aquela mulher não entende muito bem a palavra de Jesus que ele emprega de forma figurada, mas ela entende de forma literal, tanto que ela vai lhe perguntar como você vai tirar agua o poço é fundo; E onde tem agua viva a caso és tu maior que nosso pai Jacó que fez o poço e tomou da agua e deu a seus filhos e a seus animais, aqui a mulher fala de forma periférica, e Jesus que é inteligente não vai se deter nesses detalhes, porque isso não é importante para a evangelização que é o seu propósito, numa evangelização devemos nos ater ao que é importante Jesus não debate quando ela diz que é filha de Jacó ele segue no foco de evangelizar, quantas vezes nos detemos no que não é importante ao evangelizar uma pessoa, Jesus sabe que ela não é filha de Jacó mas não diz até ganhar seu coração.

Então ela diz dá-me de beber dessa agua para que não tenha mais sede e nem volte aqui para tirar; Aqui Jesus despertou a curiosidade da mulher em querer saber mais sobre o assunto isso quando ela diz dá-me dessa agua, será que eu e você temos despertado o desejo nas pessoas de elas beberem dessa fonte ou temos nos tornado religiosos, em que as pessoas não querem mais nem ouvir? que evangelho temos pregado? Jesus nos chamou para criarmos pontes de acesso e não muros de separação, porem tem cristãos que levantam um muro tão auto que faz com que o pecador pense ser impossível passar para o lado de cá,

Agora que Jesus ganhou o coração da mulher ele diz vai chamar o seu marido, ela diz não tenho marido, ele diz disseste bem porque já tivesse cinco e o que tem agora também não é seu, Jesus revela a vida dela dizendo que ela estava em pecado, quando evangelizamos devemos procura fazer de forma que as pessoas enxerguem as suas misérias foi o que Jesus fez.

Então ela diz opa! vejo que és profeta era natural, que o coração das pessoas ficassem exposto ao profeta, o interessante é que os samaritanos não esperavam por um profeta, e sim por um grande profeta que seria maior do que Moises, isso esta escrito na lei deuteronômio 18.15-18 e os Samaritanos conheciam e esperavam nela, os Samaritanos esperavam O grande profeta e os Judeus o Messias.

A mulher diz nossos pais adoraram nesse monte e vós dizem que é em Jerusalém o lugar de adorar, ela diz isso porque os seus antepassados haviam adorado naquele monte, Jesus segue pregando ele diz que os judeus adoram o que sabem e os Samaritanos adoram o que não sabem pois a salvação vem dos judeus, observa que no verdadeiro evangelismo não devemos omitir as verdades, Jesus declara que a salvação vem dos judeus, a pouco a mulher declarava que era filha de Jacó isso não era verdade, em outras palavras Jesus estava dizendo que para ela ser filha de Jacó ela precisava nascer de novo, são linguagens figurativa, muitos nos dias de hoje deixam de dizer a verdade se preocupando apenas com o numero e não com a alma, e por isso apenas dizem venha como esta, eu sei que deve vir como esta mas não permanecer como esta, é preciso mudança de vida.

Ai Jesus diz os verdadeiros adoradores adoraram ao pai em espirito e em verdade, aqui Jesus esta dizendo tem o verdadeiro e tem o falso, precisamos ser verdadeiros em se tratando do evangelho muito mais, não podemos falar só das bênçãos precisamos dizer cuidado ande com os verdadeiros e não com os falsos, porque essa é a realidade da comunidade evangélica nos dias atuais.

E Jesus segui dizendo vem a hora e é agora, ele coloca esse termo no presente e no futuro, vem a hora é agora é a hora dos verdadeiros adoradores, se manifestarem oferecendo um culto espiritual e profético ao senhor, talvez jesus possa ter em mente o episódio em que Saul se depara em um culto profético, aonde vão dizer até Saul esta entre os profetas, 1 Samuel 10.5 ou lembrou de Davi preparando as turmas dos músicos que ofereciam o louvor ao senhor durante o seu Reinado 2 crônicas 25.1-6 isso é colocar no tempo presente a verdadeira adoração. não precisamos esperar para o futuro vamos viver isso hoje. Isso significa colocar Deus no centro da adoração e pra isso é preciso deixar o orgulho e idolatria de lado simbolizados pelo o templo dos judeus e o templo do Samaritanos.

Então a mulher diz o messias que se chama cristo vem e quando ele vier nos anunciara tudo, então Jesus diz eu sou o que falo contigo, nesse momento os discípulos chegam e a mulher vai para casa, e esquece o seu cântaro, chegando lá ela conta que viu um profeta que pode ser o cristo, quando a uma verdadeira evangelização a transformação acontece, porque só a verdadeira evangelização nos leva a transformação.

chegando na casa quem esta lá percebe que a mulher deixou algo importante, e isso faz com que eles vão atrás de conhecer também o cristo pregado pela mulher, pois quando deixamos algo para trás que outrora era importante, é inevitável que as pessoas percebam, e queiram também experimentar, as pessoas sabiam que ela tinha ido buscar algo que era importante e quando ela deixa para trás algo que era importante para ela as pessoas entendem que ela encontrou algo mais importante. não ofereça aos outros a agua que você ainda não bebeu, pare de pregar o que não vive.






1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

como é bom mergulhar no imensurável amor, de Deus o amor que suportou a cruz que rasgou o véu que transforma pegadores em filhos amados e lança no mar a ignomínia do pecado para dele não lembrar mais.

No descansar da terra a semente lançada faz com que ela de os melhores frutos.

Um coração amargurado se torna o solo perfeito para a semente da incredulidade.