posts.png
 

cumprindo uma palavra de juízo.

Atualizado: 7 de jun.

Jeremias 29.7. Procurai a paz da cidade para onde vos fiz transportar; e orai por ela ao SENHOR, porque, na sua paz, vós tereis paz.

8. Porque assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Não vos enganem os vossos profetas que estão no meio de vós, nem os vossos adivinhos, nem deis ouvidos aos vossos sonhos que sonhais.

9. Porque eles vos profetizam falsamente em meu nome; não os enviei, diz o SENHOR.

10. Porque assim diz o SENHOR: Certamente que, passados setenta anos na Babilônia, vos visitarei e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando-vos a trazer a este lugar.

11. Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais.

12. Então, me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvireis13 e buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo vosso coração.


O texto que hora lemos vem trazer uma palavra de juízo de Deus contra o seu povo, mais especifico Israel, vemos no decorrer da história bíblica um Deus que se apraz na liberdade do seu povo, um Deus que arranca com mão forte o seu povo do Egito, por meio de Moises o seu servo.

Êxodo 3.7. E disse o SENHOR: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores.

8. Portanto, desci para livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel; ao lugar do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do ferezeu, e do heveu, e do jebuseu.

9. E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel chegou a mim, e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem.

10. Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito.

E ao ler esses versos muitas vezes pode causar estranheza ao leitor menos familiarizado com as escrituras sagradas, ver um Deus que se alegra com a liberdade do seu povo liberando uma palavra de juízo sobre o seu povo tornando-os assim cativos; "parece que o mesmo Deus que liberta é o mesmo Deus que oprime" não é verdade! Deus nos dá a liberdade de escolha na tomada de decisões o chamado livre arbítrio, sabendo que por meio deste estará apregoando liberdade ou prisão da vossa alma. pois toda atitude gera uma consequência.1 coríntios 12. Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas .

1 coríntios 10 23. Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.

Fica claro nesses versos de 1 coríntios que o que o povo de Deus estava vivendo não era uma injustiça de Deus pois Deus é justo, e sim! estavam vivendo a consequência das escolhas erradas; Só a nível de conhecimento quando Deus estabeleceu as suas leis ele instituiu o sábado como dia santo ao Senhor um dia de descanso, e assim também existia os anos sabáticos trabalhava-se e cultivava a terra por seis anos e no sétimo descansava, Israel quando sai do Egito e finalmente entra em Canaã eles não apenas fazem alianças com outros povos como eles deixam de guardar os anos sabáticos, e em quatrocentos e noventa anos de falsa liberdade Sim! porque para eles a liberdade tornou-se libertinagem eles não guardaram os anos sabáticos que foram um total de setenta anos, então agora ele terão de cumpri-los em um exilio de setenta anos na Babilônia.

Levitico25.1. Falou mais o SENHOR a Moisés no monte Sinai, dizendo:

2. Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Quando tiverdes entrado na terra, que eu vos dou, então, a terra guardará um sábado ao SENHOR.

3. Seis anos semearás a tua terra, e seis anos podarás a tua vinha, e colherás a sua novidade.

4. Porém, ao sétimo ano, haverá sábado de descanso para a terra, um sábado ao SENHOR; não semearás o teu campo, nem podarás a tua vinha.

5. O que nascer de si mesmo da tua sega não segarás e as uvas da tua vide não tratada não vindimarás; ano de descanso será para a terra.

6. Mas a novidade do sábado da terra vos será por alimento, a ti, e ao teu servo, e à tua serva, e ao teu jornaleiro, e ao estrangeiro que peregrina contigo;

7. e ao teu gado, e aos teus animais que estão na tua terra, toda a sua novidade será por mantimento.

O povo de Israel estava vivendo como um povo se lei já não observava mais os princípios de Deus estabelecidos em sua palavra. e por isso aquele que é justo entrou em ação. Deuteronômio 32. 4. Ele é a Rocha cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos juízo são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é. Deus deixa claro por meio de Jeremias o profeta que ele vai cumprir a sua palavra, e por isso diz não deis ouvido aos falsos profetas que profetizam mentiras ele diz não os enviei, não creia em seus sonhos nem em suas visões, Jeremias 29.8. Porque assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Não vos enganem os vossos profetas que estão no meio de vós, nem os vossos adivinhos, nem deis ouvidos aos vossos sonhos que sonhais.

9. Porque eles vos profetizam falsamente em meu nome; não os enviei, diz o SENHOR. sempre existiram os falsos profetas que apregoaram tropeços aos filhos de Deus, e não é diferente nos dias de hoje, em que á um possível crescimento desta pratica 1 João 1. Amados, não creiais em todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.

1 Tessalonicenses.20. Não desprezeis as profecias.

21. Examinai tudo. Retende o bem.

Deus não esquece da sua palavra na vida de um servo, de uma igreja ou comunidade Deus havia prometido aos seus filhos que eles seriam abençoados na terra, que a benção iria fazer parte das suas vidas pelas gerações, Deuteronômio.28.8. O SENHOR mandará que a bênção esteja contigo nos teus celeiros e em tudo que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que te der o SENHOR, teu Deus. isso é só uma das promessas de Deus para o seu povo, entre tantas as outras, e por isso Deus diz passados setenta anos eu cumprirei sobre vós a minha boa palavra. Jeremias 29.10. Porque assim diz o SENHOR: Certamente que, passados setenta anos na Babilônia, vos visitarei e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando-vos a trazer a este lugar. Em outras palavras a minha boa palavra continua de pé, eu tenho pensamentos bons para vocês, mas não posso cumprir agora conjecturando, é necessário vocês passarem por um processo para que vocês estejam prontos para receber, para que vocês aprendam a dar valor a benção, quantas vezes como pais, somos tentados a dar a nossos filhos aquilo que eles nos pedem, mas percebemos eles não estão prontos para receber, quantos pais permitiram os seus filhos dirigirem automóveis quando os mesmos ainda não estavam habilitados, levando-os a perderem a suas vidas em acidente de transito, muitas vezes abençoar fora do tempo é causar um mau ainda maior na vida das pessoas. Deus sabia que o povo de Israel iria se perder ainda mais e por isso reteve a sua palavra de benção para o tempo certo. tudo a um tempo determinado Eclesiastes 3.1. Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.

Mas não se preocupe vocês terão paz como assim paz, se estamos sendo levados cativos? é que a paz não depende de uma situação favorável, de estar tudo dando certo, ela é um estado de espirito, não espiritismo! mas de um espirito conectado com o espirito de Deus, a paz que excede o entendimento, Filipenses 4.7. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. João 14.27. Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-lá dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. Procurem viver em paz aonde vos estiverem até que chegue o momento de cumprir em vocês a minha boa palavra, Jeremias 29. 7. Procurai a paz da cidade para onde vos fiz transportar; e orai por ela ao SENHOR, porque, na sua paz, vós tereis paz. Procurem a paz por meio de um contato direto comigo através da oração, eu os ouvirei quando clamarem a mim eu estarei lá vocês só precisam ser sinceros e me buscar de todo coração, Jeremias 29.12. Então, me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.

13. E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.

Eu os tornarei a ajuntar vocês outra vez, na cidade natal de vocês sabemos que Israel e Jerusalém são geografias de destinos proféticos, ficai na cidade de Jerusalém ate que do alto sejais revestidos de poder, que expressão maravilhosa a benção estão sempre ligadas a um imperativo de obediência, se ficar vai receber se sair perde a benção, Israel saiu da geografia da benção e precisava voltar para centro do proposito para que as bênçãos se tornassem abundantes porém havia um tempo determinado e estabelecido por Deus, uma vez que você saiu da rota da benção pela quebra do principio, respeite o tempo determinado por Deus, Jeremias.14. E serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei voltar os vossos cativos, e congregar-vos-ei de todas as nações e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o SENHOR, e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos transportei.

Uma vez que eles voltassem para o seu lugar de origem, no tempo determinado Deus tornaria abençoa-los portanto não fure a fila espera a sua vez. Deus abençoe!

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

como é bom mergulhar no imensurável amor, de Deus o amor que suportou a cruz que rasgou o véu que transforma pegadores em filhos amados e lança no mar a ignomínia do pecado para dele não lembrar mais.

No descansar da terra a semente lançada faz com que ela de os melhores frutos.

Um coração amargurado se torna o solo perfeito para a semente da incredulidade.