posts.png
 

A oferta que fala.

Pode isso uma oferta falar? sim pode sempre foi assim desde o principio, numa forma de linguagem figurada toda oferta revela o coração do ofertante, Mateus 8.1-4 olhando para esse primeiro texto vemos Jesus após curar um homem de lepra, dando lhes instruções para que o mesmo se apresente ao sacerdote, e ofereça a oferta determinada pela lei referente a cura da lepra, ele diz ao homem ofereça a oferta para que lhe sirva de testemunho, o que é um testemunho? é um argumento contra ou a favor de alguém. com base nesse texto entendo que nossa oferta tem o poder de comunicar ao senhor o que se passa em nosso coração.

O sacerdote que recebe a oferta pode até não perceber mais aquele a quem a oferta é direcionada, conhece não apenas o coração do ofertante mais a sua intenção.

O que determina o valor de uma oferta não é o maior numero dígitos que ela possui, e sim a intenção do coração, o que importa não é o valor que você dá, a oferta deve expressar gratidão, zelo, cuidado com a obra de Deus, desejo de que outros sejam alcançados pela palavra de Deus do mesmo jeito que nós outrora fomos alcançados.

A bíblia sagrada mostra-nos que em determinados momentos, a oferta testemunhou de forma positiva de uns, e de forma negativa de outros, veremos alguns exemplos,a começar pelo principio.

Caim e Abel não tem como falar do tema oferta que fala e não lembra-los, ainda que a história seja conhecida de todos, ela continua nos ensinando, Caim e Abel filhos do primeiro casal Adão e Eva um era pastor de ovelhas, o outro era agricultor, tanto um quanto o outro resolveram oferecer ao senhor uma oferta, um ofereceu a oferta de sangue que era sacrificar um animal sobre o altar,não apenas um animal mas o melhor do rebanho, o outro uma oferta de grãos, Deus se agradou de uma e da outra não se agradou;Gênesis 4.3-4 O que levou Deus a se agradar de uma e da outra não se agradar? foi exatamente o testemunho que elas deram, o qual revelou o coração de cada um.

O que fica claro no texto ainda que o texto não oferece muitos recursos devido ser um texto pequeno, é que a oferta de Caim revelou um coração mesquinho em capaz de dar ao o senhor o melhor, certamente ele não teve cuidado em escolher os frutos, e falta de cuidado mostra que Deus não era uma prioridade em sua vida, exemplo quando amamos alguém temos prazer em estar com essa pessoa que se torna nossa prioridade, e fazemos de tudo para surpreende-la, positivamente dando o nosso melhor, Caim parece mais estar cumprindo um ritual ensinado pelo seus pais, como uma obrigação imposta, do que um desejo voluntario que nasce de um coração grato, e assim tem sido nos dias de hoje muitos sentem-se obrigado a ofertar apenas porque o pastor traz uma palavra na igreja sobre oferta, mais não é esse o desejo do seu coração e essa atitude fica exposta diante de Deus: Por tanto Deus não atentou para Caim e a sua oferta, original hebraico da palavra atentou: considerar, respeitar, prazer, favor, cuidado, Deus não reconheceu nem a oferta e nem o ofertante, Deus não cuidou, não teve prazer, não considerou, Gênesis 4.5

Abel trouxe um animal o primogênito das suas ovelhas e da suas gorduras e o senhor atentou para sua oferta, olha que lindo o texto trouxe o primogênito o primeiro a primícia, isso revela gratidão, voluntariedade, desejo de agradar de dar o melhor ao senhor, provavelmente esse animal foi separado dos demais, sevado especialmente para o senhor que atentou não apenas para oferta mais para o ofertante, com isso o senhor teve o cuidado de receber essa oferta, teve prazer nela e á considerou. Gênesis 4.4

Como disse antes não é o número de dígitos de uma oferta que mostra o verdadeiro valor dela, a bíblia conta-nos á história da viuvá pobre, num belo dia em que todos ofertavam ao senhor, Jesus parou para observar,e viu os ricos lançarem as suas ofertas na arca do tesouro e viu também uma pobre viuvá lançar duas moedas, e disse Jesus em verdade vos digo que quem lançou mais do que todos foi essa pobre viuvá, por que todos os que deram deram do que sobejava mais essa da sua pobreza deu todo o seu sustento Lucas 21.1-4; Muitas vezes quem tem mais quer impressionar ou mesmo usar sua oferta como uma moeda de troco, e assim barganhar ao senhor,não estamos aqui generalizando sabemos que existe pessoas em posições privilegiadas que amam ofertar ao senhor, porém vemos nesse texto que o senhor não se deixa enganar,por atitudes assim, a viuvá ofertou apenas duas moedas, e foi o suficiente para testemunhar em seu favor mostrando o coração grato e o quanto ela amava a obra de Deus , dando da sua pobreza tudo que ela tinha. Que nossa oferta venha dar um testemunho de um coração grato, quando de nós dar testemunho ao senhor.

26 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A um porém em sua vida! Vivemos um tempo em que o preconceito, e o apontar do dedo tem sido cada vez maior no mundo em que que vivemos, muitas pessoas ao olhar para nós enxergam apenas o porém na no

pode uma mãe esquecer-se do filho que viu nascer todavia eu não esquecerei dele. Isaias 49. 13. Este versículo é de uma imensurável grandeza e nos trás um grande ensinamento, principalmente a nós Pai